26 de abr de 2011

Dia da Hipertensão - 6 maneiras de evitar e controlar essa doença

Oi lindonas, hoje é um dia de conscientização sobre nossa saúde, vamos falar um pouquinho sobre hipertensão, se você tiver esse problema, preste muita atenção, se não tiver, você concerteza conhece alguém até mesmo de sua família que tenha, por isso, atenção,  porque você pode ajudar essas pessoas que sofrem desse mal com orientações que aumentarão seus anos de vida.
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada e pode ser evitada com hábitos simples que farão bem a toda sua saúde:

1) Aposte nas caminhadas
A caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

2) Reduza (não elimine) o sal
O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, é bom maneirar na hora de temperar a comida, diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. Além disso, hoje existe uma boa substituição: o sal diet pode ser útil na dieta do hipertenso, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio - e nisso, ele é duplamente benéfico, por reduzir o sódio e por adicionar potássio, sendo esse último um elemento muito importante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, quem já apresenta a hipertensão deve seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais.

3) Perdendo medidas
O acúmulo de gordura na cintura é sinal de alerta quando as medidas ultrapassam 102cm para os homens e 88cm nas mulheres, pois essa gordura abdominal duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes. Para reduzir os alimentos gordurosos na alimentação vale incluir frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

4) Conte até dez
O estresse aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, desencadeando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procurar incluir atividades relaxantes na sua rotina.

5) Monitore seu coração
Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz. No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem medir a pressão arterial. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios. Quem já possui a doença deve ir medi-la a cada mês e ir ao médico a cada seis meses para verificar a medicação que está tomando.

6) Tire as crianças da frente de TV
Crianças que passam muito tempo em frente à televisão têm mais chances de apresentar elevação da pressão arterial independentemente do seu nível de gordura corporal ou peso, além de estimular o comportamento passivo, normalmente vem associada ao consumo de guloseimas, como salgadinhos e biscoitos, cheios de sal e gordura, que também contribuem para o aumento da pressão.

É isso mulherada, recado dado, vamos nos cuidar e cuidar daqueles que estão à nossa volta, que amamos e queremos que vivam mais e melhor!! Beijinhos para todas vocês e obrigada pelos e-mails, prometo que vou responder a todos!!

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