4 de mai. de 2011

10 idéias para se livrar da bagunça na cozinha e ainda salvar sua saúde

Oi lindonas, estamos fechando hoje o nosso "especial" para a chegada do inverno em nossa casa. Uma cozinha bem organizada aumenta o bem-estar de toda família né? Por isso, venho ajudar você a se livrar da bagunça e germes causadores de doenças que podem estar escondidinhos no seu lar! Vamos as dicas:

1.Tirou, guardou!
Deixar para depois nunca da certo. Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação. Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar antes de começar a usar outro ingrediente. Não acumular objetos soltos pelo ambiente ajuda muito a manter a organização.

2.Armazene com lógica
Os materiais e utensílios que você costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas devem ser deixados próximos ao fogão. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia. Cuidado! Não deixe panelas debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos, bactérias e bichinhos nojentos, como a barata.

3.Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia
A gaveta mais próxima da pia deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Quando talheres para servir ficam no armário próximo à mesa, a pessoa que esta cozinhando não é interrompida durante o preparo da refeição por pessoas que estão arrumando a mesa.

4.Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira
A gordura da fritura se espalha pelo ar da cozinha e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Por isso, não deixar os talheres a mostra evita que eles fiquem sujos e com acúmulo de impurezas. Além disso, se você puder ter um bom exaustor, isso ajuda a manter a cozinha livre de gorduras.

5.Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Depois de escolhido o lugar de cada utensílio é bom não se esquecer de guardá-los nos locais certos. Não há nada pior do que o famoso lugar provisório. Isso pode levar toda a arrumação da cozinha por "água abaixo".

6.Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atrapalham a circulação do ar na cozinha. Deixe um bom espaço livre para a circulação de pessoas nesse cômodo tão visitado. Isso faz com que a pessoa que está cozinhando não seja interrompida na hora do preparo da refeição, deixa o ambiente mais arejado e agradável, e deixa espaço para toda a família participar da refeição.

7.Abuse dos armários
Lugar de louça é no armário. Ele é o lugar que mais protege os pratos e copos das gorduras e impurezas da cozinha. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados). E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira, esse lugar além de receber muita gordura, ainda é limpo poucas vezes.

8.Descarte o que for inútil
Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Armazenar muitos utensílios inúteis no armário é um desperdício de espaço valioso na cozinha. Além disso, procurar muito tempo uma panela atrasa a refeição e é uma fonte de estresse.

9.Operação limpeza
A atenção vale para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. A limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa.

10.Ordene também a despensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas laváveis.

Ordem meninas!!! Espero que tenham gostado do nosso "especial"!! Beijinhos!! Se tiverem sugestões do que querem ver aqui no blog escrevam no comentário aqui abaixo tá?!

Um comentário:

  1. acompanhei todos os dias e gostei muito, vou colocar em prática!

    ResponderExcluir